CIÊNCIAS NO ECEI

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

É possível ver os átomos?

 Ø       Os átomos são tão pequenos que não podemos vê-los a olho nu. Para dar uma noção de alguns tamanhos, aqui estão diâmetros aproximados de vários átomos e partículas:
Ø       átomo = 1 x 10-10 metros
Ø       núcleo = de 1 x 10-15 a 1 x 10 -14 metros
Ø       nêutron ou próton = 1 x 10-15 metros
Ø       elétron - não se sabe com exatidão, mas acredita-se que seja algo da ordem de 1 x 10-18 metros
Ø       É impossível ver um átomo com um microscópio de luz. No entanto, em 1981, foi criado um tipo de microscópio chamado de microscópio eletrônico de tunelamento (STM). O STM consiste no seguinte:
Ø       uma ponta muito pequena e afiada que conduz eletricidade (sonda);
Ø       um dispositivo de varredura rápida piezoelétrica no qual é encaixada a ponta;
Ø       componentes eletrônicos que fornecem corrente elétrica à ponta, controlam o dispositivo de varredura e aceitam os sinais do sensor de movimento;
Ø       um computador para controlar o sistema e fazer a análise dos dados (coletar, processar e exibir dados);
Ø       O STM funciona assim:
Ø       uma corrente é fornecida à ponta (sonda) enquanto o dispositivo de varredura (scanner) move a ponta rapidamente pela superfície de uma amostra condutora;
Ø       quando a ponta encontra um átomo, o fluxo de elétrons entre o átomo e a ponta muda;
Ø       o computador registra a mudança na corrente com a posição x,y do átomo;
Ø       o scanner continua a posicionar a ponta sobre cada ponto x,y da superfície de amostra, registrando uma corrente para cada ponto;
Ø       o computador coleta os dados e desenha um mapa da corrente sobre a superfície que corresponde a um mapa das posições atômicas;
Ø       O processo é muito parecido com uma velha vitrola, em que a agulha é a ponta e as ranhuras no disco de vinil são os átomos. A ponta do STM se move sobre o contorno atômico da superfície, usando corrente de tunelamento como um detector sensível da posição atômica.

Tecnologia atual!

A ciência nos surpreende a cada dia com novas descobertas, acesse o link abaixo e confira as novidades da nanotecnologia...

Chip do futuro é assado em forno de micro-ondas

Os cientistas trabalhavam em uma rota nanotecnológica para construir chips, quando alguém se cansou dos fracos resultados obtidos com o forno utilizado na pesquisa e resolveu enfiar tudo em um micro-ondas.  07/12/2010  Leia mais...


A molécula poderá ser a base de materiais adaptativos flexíveis, capazes de responder a estímulos, imitando o comportamento dos seres vivos.  01/12/2010  Leia mais...


Bactérias viram minifábricas de vacinas e biocombustíveis
Bactérias geneticamente modificadas tornam-se especializadas em produzir determinados tipos de compostos, que podem ser antibióticos, biocombustíveis ou até hidrogênio.  16/11/2010  Leia mais...

"O que nós fizemos avança a fronteira daquilo que os cientistas podem fazer, e nos dá o controle preciso dos menores blocos de construção do nosso mundo."  20/10/2010  Leia mais...

O efeito, longe de ser um encanto a ser quebrado, será uma ferramenta útil tanto em pesquisas básicas de física quântica quanto em computadores quânticos.  20/09/2010  Leia mais...

Além de filtros nanoscópicos para retirar as toxinas do sangue, o rim artificial implantável possui uma cultura de células vivas do rim, para oferecer outras funções metabólicas de um rim humano.

Moléculas dizem xis para microscópio de hidrogênio O resultado equivale a inserir um sistema de foco no microscópio, gerando pela primeira vez imagens onde é possível identificar as moléculas individuais e as ligações entre elas.  26/08/2010  Leia mais...

Microscópio permite ver coração de pulga batendo
Os criadores do microscópio acreditam que ele poderá ter várias utilidades, como por exemplo examinar tumores cancerígenos. Veja o vídeo. 28/06/2010  Leia mais...


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Utilização do laboratório!


7o. Ano - Voando alto com insetos!


COMO COLETAR, PRESERVAR E COLECIONAR INSETOS
Muitas pessoas gostam de colecionar os mais diversos objetos, como canetas, isqueiros, caixas de fósforo, lápis, etc. E por que não colecionar insetos?
Para isso deve-se ter um conhecimento básico sobre como coletá-los, montá-los e armazená-los adequadamente. Uma coleção bem cuidada pode abrigar insetos muito interessantes, de formas e cores diversas. Com o tempo, pode-se aprofundar sobre a biologia de cada um deles, seus hábitos e formas de vida.
Grandes coleções de insetos podem ser feitas com equipamento barato. Puçás (redes em forma de coador atadas em um cabo de madeira) e um frasco mortífero são os mais importantes.

PUÇÁ
O puçá serve para dois propósitos. “Varrer a vegetação” para que os insetos caiam lá dentro ou coletar os insetos em pleno vôo, como abelhas, borboletas, vespas, besouros e outros insetos

A rede do puçá deve ser resistente o suficiente para não rasgar enquanto é passada sobre a vegetação e deve ter uma malha fina que possibilite a entrada de ar e luz. O puçá pode ser comprado em casas especializadas ou ser confeccionado em casa.

FRASCO MORTÍFERA
Após serem coletados, os insetos devem ser mortos o mais rápido possível, sem que se quebrem ou sejam danificados.
Um frasco mortífero é feito para esse propósito.
O colecionador deve ter pelo menos dois frascos mortíferos. Um maior para grandes insetos, como borboletas e libélulas e um menor para os pequenos insetos.
Removedores de esmalte podem ser utilizados como agentes asfixiantes para os insetos.
Selecione um vidro com boca larga e tampa de rosca, como os utilizados para armazenar palmito ou azeitona. Não use frascos de plástico.
Forre o fundo com chumaços de algodão. Umedeça-os com o removedor de esmalte. Sobre estes coloque filtro de papel cortado no diâmetro do frasco de forma que cubra bem o algodão. Tampe o frasco e deixe-o pronto para uso. O removedor deve ser reposto quando tiver evaporado.
Coloque o inseto capturado dentro do frasco, sobre o papel filtro e deixe-o lá até que esteja morto.

COMO MONTAR OS INSETOS
Os insetos devem ser alfinetados com alfinetes entomológicos, adquiridos em casas especializadas. Alfinetes comuns enferrujam e danificam os insetos em pouco tempo.
Os alfinetes entomológicos são vendidos em vários tamanhos, mas os de números 2 e 3 são os mais utilizados.
Qualquer inseto que seja grande o suficiente para não ser danificado quando espetado no alfinete, pode ser montado. Este deve ser atravessado na região do tórax do inseto (entre as pernas). Os diferentes grupos de insetos possuem características importantes para a identificação e o alfinete deve ser espetado no local certo, como se segue:
  1. Abelhas, vespas, moscas, etc.: Espete o alfinete no tórax do inseto entre as bases das asas, deslocado para a direita;
  2. Percevejos e barbeiros: espete o alfinete através do escutelo (mais à direita) que fica localizado no tórax. O escutelo é semelhante a um triângulo que fica entre as asas;
  3. Grilos, gafanhotos, besouros, etc.: Espete no tórax, mais à direita da linha central;
  4. Borboletas e mariposas – espete o alfinete entre as asas.
Obs.: As borboletas devem ter as asas esticadas logo após sua morte. Para isto, faça uma base de madeira ou isopor com um sulco central. Deposite o inseto com o ventre para baixo. Com o auxílio de uma pinça abra as asas como mostra a figura. Para mantê-las abertas, coloque uma fita de papel fixa em ambas extremidades com alfinetes. Deixe alguns dias até que o inseto seque.

ETIQUETAS DE IDENTIFICAÇÃO
Todo inseto deve ter etiquetas, escritas a lápis, nanquim ou no computador com os dados de local de coleta, data e nome do coletor.
CAIXAS ENTOMOLÓGICAS
Uma caixa de camisa ou de madeira pode servir para sua coleção. Coloque no fundo da caixa uma folha de isopor para dispor os insetos alfinetados.
Para evitar que formigas e outros insetos devorem sua coleção, coloque bolas de naftalina presas por fita crepe nos cantos da caixa, que deve ser tampada para que não entre umidade e poeira.
Observação: Coletar insetos indiscriminadamente pode ser considerado crime ecológico. Os insetos também são protegidos pelo Ibama, portanto, inicie sua coleção utilizando insetos considerados pragas urbanas e agrícolas. Para uma coleção ampla é preciso obter autorização do Ibama.

Material necessário
Lápis de cor, folhas brancas, documentários sobre insetos, revistas e livros especializados, canetas ou lápis, sacos plásticos transparentes, recipientes inquebráveis, potes de vidro, puçá, placas de isopor, alfinetes, insetos, folhas, água, algodão, álcool, fôrma de assar, caixa de papelão retangular, naftalina, cartolina e pasta.

1o. Ano EM - Substância simples e alotropia -Substância simples e composta!

Substância simples e alotropia

Substância simples é toda substância pura formada de um único elemento químico.
Alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico (átomos de mesmo Z) forma duas ou mais substâncias simples diferentes.

Elemento: Variedades alotrópicas
  • Carbono (C): Diamante (Cn) e Grafite (Cn)
  • Oxigênio (O): Oxigênio (O2) Ozônio (O3)
  • Fósforo (P): Fósforo branco (P4) Fósforo vermelho (Pn)
  • Enxofre (S): Enxofre rômbico (S8) Enxofre monoclínico (S8)
 Substância simples e substância composta

  • A molécula de água é formada por dois átomos diferentes: o hidrogênio e o oxigênio. (H2O)

  • Já o gás nitrogênio só é composto por átomos iguais.O mesmo vale para o gás oxigênio.

  • Dizemos então que o nitrogênio é uma substância simples, já que é formado pela união de átomos quimicamente iguais.

  • A água é uma substância composta, pois é formada pela união de átomos diferentes.

  • Algumas substâncias compostas são formadas por íons diferentes, como é o caso do cloreto de sódio, que tem íons de sódio e de cloro (NaCl).

Portanto, uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo, ou composta, quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou íon.

1o. Ano EM - Mistura e substância pura!

Mistura e substância pura

Mistura: é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. Pode ser homogênea ou heterogênea, conforme apresente ou não as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinada.
Toda mistura homogênea é uma solução, por definição.

Substância pura é todo material com as seguintes características:
  • Unidades estruturais(moléculas, conjuntos iônicos) quimicamente iguais entre si.
  • Composição fixa, do que decorrem propriedades fixas, como densidade, ponto de fusão e de ebulição, etc.
  • A temperatura se mantém inalterada desde o início até o fim de todas as suas mudanças de estado físico (fusão, ebulição, solidificação, etc.).
  • Pode ser representada por uma fórmula porque tem composição fixa.
  • Não conserva as propriedades de seus elementos constituintes, no caso de ser substância pura composta.
  • As misturas não apresentam nenhuma das características acima. Essas são as diferenças entre as misturas e as combinações químicas (substâncias puras compostas).
Mistura eutética e mistura azeotrópica

Existem misturas que, como exceção, se comportam como se fossem substâncias puras no processo de fusão, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da fusão. Essas são chamadas misturas eutéticas.

Outras se comportam como se fossem substâncias puras em relação à ebulição, isto é, a temperatura mantém-se inalterada do início ao fim da ebulição. Essas são chamadas misturas azeotrópicas.

Não é conhecida nenhuma mistura que seja eutética e azeotrópica simultaneamente.

1o. Ano EM - Substâncias!

Substâncias

Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas.

Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química. Elas também podem ser:

  •  inorgânicas (como a água e os sais minerais) ou
  •  orgânicas (como a proteína, carboidratos, lípides, ácido nucleico e vitaminas).

Classificação

A substância que é formada por átomos de um único elemento químico (denomina-se elemento químico todos os átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), ou seja, o mesmo número de prótons) é denominada substância simples. Exemplos:
Uma substância composta por mais de um elemento químico, numa proporção determinada de átomos, é denominada substância composta. Exemplos:
Sistemas

Sistema é uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo.
Sistema homogêneo, material homogêneo ou matéria homogênea é aquele que apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.

Fases são as diferentes porções homogêneas, limitadas por superfícies de separação, que constituem um sistema heterogêneo.

Sistema heterogêneo, material heterogêneo ou matéria heterogênea é aquele que não apresenta as mesmas propriedades em qualquer parte de sua extensão em que seja examinado.

Os sistemas homogêneos são monofásicos ou unifásicos. Os sistemas heterogêneos são polifásicos, podendo ser bifásicos, trifásicos, etc.

Sistemas com n componentes sólidos, como regra têm n fases. Sistemas com n gases sempre têm uma única fase. Não existe sistema heterogêneo de dois ou mais gases.

Um sistema heterogêneo ou é uma mistura (heterogênea) ou é uma substância pura em mudança de estado físico.

Um sistema homogêneo ou é uma mistura (homogênea) ou é uma substância pura num único estado físico.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Origem da vida!

Origem do Universo! Teoria de Big Bang

1o. Ano EM - O Átomo!

Olá pessoal,

Para entender do que a matéria é constituida iniciamos nossos estudos
conhecendo um pouco mais sobre os átomos, sendo assim vale apena conferir
os videos abaixo com detalhes sobre a descoberta que revolucionou a
ciência, o átomo.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Revisão - unidades de medidas!

Você já sabe que a matéria é constituída de massa. Ela expressa a quantidade de matéria; pode ser medida entre outras formas, em quilograma, grama, miligrama e outros.

Observe a tabela abaixo:

Unidade de Medida Representação Relação

Quilograma kg 1 kg = 1000 g

Grama g 1 g = 1000 mg

Miligrama mg 1 mg = 0,001 g

Também temos o volume que expressa o espaço ocupado pela matéria. Pode ser medido entre outras formas: em litro, mililitro, centímetro cúbico e outros.

Observe a tabela:

Unidade de Medida Representação Relação

Litro L ou ( l ) 1 L = 1000 mL

Mililitro mL ou (ml) 1 mL = 0,001 L

Centímetro cúbico cm3 1 cm3 = 0,001 L

Metro cúbico m3 1 m3 = 1000 L

Decímetro cúbico dm3 1 dm3 = 1L


Medidas de Comprimento

Leitura das Medidas de Comprimento
A leitura das medidas de comprimentos pode ser efetuada com o auxílio do quadro de unidades.

Exemplos: Leia a seguinte medida: 15,048 m.

Seqüência prática: 1º) Escrever o quadro de unidades:

km hm dam m dm cm mm


2º) Colocar o número no quadro de unidades, localizando o último algarismo da parte inteira sob a sua respectiva.

km hm dam m dm cm mm
1 5, 0 4 8

3º) Ler a parte inteira acompanhada da unidade de medida do seu último algarismo e a parte decimal acompanhada da unidade de medida do último algarismo da mesma.
15 metros e 48 milímetros

Outros exemplos:

6,07 km lê-se "seis quilômetros e sete decâmetros"
82,107 dam lê-se "oitenta e dois decâmetros e cento e sete centímetros".
0,003 m lê-se "três milímetros".

Transformação de Unidades

Observe as seguintes transformações:
 Transforme 16,584hm em m.

km hm dam m dm cm mm


Para transformar hm em m (duas posições à direita) devemos multiplicar por 100 (10 x 10).

16,584 x 100 = 1.658,4
Ou seja:
16,584hm = 1.658,4m

 Transforme 1,463 dam em cm.
km hm dam m dm cm mm


Para transformar dam em cm (três posições à direita) devemos multiplicar por 1.000 (10 x 10 x 10).

1,463 x 1.000 = 1,463 Ou seja: 1,463dam = 1.463cm.

 Transforme 176,9m em dam.

km hm dam m dm cm mm


Para transformar m em dam (uma posição à esquerda) devemos dividir por 10.

176,9 : 10 = 17,69 Ou seja: 176,9m = 17,69dam

 Transforme 978m em km.
km hm dam m dm cm mm

Para transformar m em km (três posições à esquerda) devemos dividir por 1.000.

978 : 1.000 = 0,978 Ou seja: 978m = 0,978km.

Observação:
Para resolver uma expressão formada por termos com diferentes unidades, devemos inicialmente transformar todos eles numa mesma unidade, para segui-la efetuar as operações.

Medidas de massa

Transformação de Unidades

Cada unidade de massa é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

Observe as Seguintes transformações:

• Transforme 4,627 kg em dag.

kg hg dag g dg cg mg


Para transformar kg em dag (duas posições à direita) devemos multiplicar por 100 (10 x 10).

4,627 x 100 = 462,7 Ou seja: 4,627 kg = 462,7 dag

1o.EM - Química


Sejam bem vindos!

A Química é a ciência que estuda os materiais que constituem a natureza, sua composição e preparação, as transformações que sofrem, as energias envolvidas nesses processos e a produção de novos materiais.
 A Química está presente em todas as atividades
da humanidade. Muitas vezes informações imprecisas, como “este alimento não contém química”, ou alarmistas como “a energia nuclear mata”, levam o homem a “ter uma visão distorcida” da Química.
É necessário, portanto, fazer uma análise dos benefícios e
malefícios que essa ciência traz.
É impossível imaginarmos um mundo privado de combustíveis, medicamentos, fertilizantes, pigmentos, alimentos, plásticos etc., produtos fabricados em indústria química.
Os problemas que podem surgir dependem da forma de produção e aplicação desses produtos, e o homem, como usuário, deve estar consciente de seus atos.
Vamos então buscar conhecimentos na Química e exercitar o pensar para o melhor aproveitamento dessas informações.


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Um pouco de humor!

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8o. Ano: Nível de Organização do Corpo Humano

São eles:

Átomo Molécula Célula Tecido Órgão Sistema Organismo.



Atividade em forma de música - Célula

Ô mitocôndria, ô mitocôndria
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que energia é você


Ô membrana,ô membrana
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo.
Vou falar pra todo mundo (bis)
Que permeável é você.


Ô retículo, ô retículo
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que transporte é você.

Ô ribossomo, ô ribossomo.
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo
Vou falar pra todo mundo (bis)
Que proteína é você

ÔLisossomo, ô lisossomo
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que digestão é você.

Ô complexo , ô complexo
Você é meu bem querer
Eu vou falar pra todo mundo (bis)
Vou falar pra todo mundo
Que excreção é você.

7o. Ano - Atividade: Célula e Arte



7o. Ano e 8o. Ano - Célula

CÉLULA

A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos; o mais baixo nível de organização biológica onde se manifestam todas as propriedades da vida.

Seres vivos unicelulares são constituídos por uma única célula, a qual corresponde ao organismo.
Seres vivos pluricelulares são constituídos por vários tipos especializados de células, verificando-se a divisão de trabalho entre elas.

Distinguem-se dois tipos de células no que respeita à sua organização estrutural: células eucarióticas e células procarióticas.

 
CÉLULA ANIMAL E VEGETAL

O aspecto e distribuição dos organelos difere de célula para célula e mesmo na própria célula em momentos diferentes. Diversos componentes celulares são comuns às células animais e às células vegetais.
Existem, contudo, alguns componentes da célula vegetal que aqui, na célula animal, não se encontram: parede celular, cloroplastos, vacúolo central e tonoplasto assim como plasmodesmos.

CÉLULA ANIMAL
                                        
                                                 
CÉLULA VEGETAL